Chegada a altura do estudo, das directas, dos pedidos de apontamentos. Chegada a altura de exames, tudo se desmorona.
Os pedidos de ajuda, aparecem. A falta de compreensão das matérias, infelizmente surge. As promessas, as preces a Deus, renascem em mais um período decisivo para todos os estudantes.
Todos prometem que para o próximo semestre tudo será diferente, que não deixaram nada para o fim, e que tudo irá acabar bem, por isso ajuda divina nesta primeira fase caia mesmo bem. Mesmo para todos aqueles que não acreditam tentam prometer sempre algo. Prometer, para que num período difícil como os exames, tudo lhes corra bem. Mesmo não tendo posto nada em dia para o estudo ser mais fácil.
Esta é a vida de estudantes em véspera de exames, tentar compreender em dias tudo o que perderam num semestre, através de apontamentos dos mais assíduos ou ate mesmo recorrendo a algo mais rápido e supostamente eficaz.
A verdade é que enquanto tudo se desmorona, todos se perguntam: Será que isto sai? Será que aquilo sai?...todos querem saber ao pormenor o que sai, e ao exacto aquilo que têm para estudar, ou como muitos cabular…